PROF. SAÚDE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
LOGIN
Usuário
Senha

5 causas da dor de cabeça

Todo mundo já teve uma dor de cabeça na vida. Em quase todas as vezes conseguimos entender as causas do incômodo – como fome, estresse, noites maldormidas e problemas relacionados à visão. Outras razões, porém, podem ocasionar o desconforto. Confira a seguir algumas coisas que podem contribuir com o surgimento da dor de cabeça:

1 – Tecnologia

Estamos constantemente conectados. Embora isso seja bom para as nossas relações pessoais e de trabalho, o uso quase ininterrupto de telas pode ser uma das causas da dor de cabeça – e também de problemas de visão. Isso acontece porque a frequente exposição à luz branca libera diversos gatilhos no sistema nervoso, que podem desencadear dores de cabeça, insônia e demais problemas. Uma forma de amenizar esse efeito é deixar o brilho dos aparelhos no mínimo e, sempre que a plataforma permitir, utilizar aplicativos em modo noturno, que é menos agressivo.

2 – Ansiedade

O transtorno de ansiedade faz com que o nosso organismo deseje alimentos muito ricos em açúcares, cafeína, carboidratos e gorduras. E, quando nos alimentamos de forma mal planejada, ficamos mais sujeitos a doenças e infecções. Para evitar que a dor de cabeça apareça, procure ter hábitos saudáveis, como praticar esportes e consumir alimentos mais ricos em fibras. Dessa forma, você controla os índices de cortisol no organismo e diminui o estresse.

3 – Excesso de informações

A superconectividade que temos todos os dias com acesso à Internet na palma da mão gerou uma nova doença chamada FOMO (Medo de ficar de fora, do inglês Fear of Missing Out). A constante sensação de que precisamos verificar todas as notificações do smartphone, rolar diversas vezes a timeline de diferentes redes sociais, produzir e consumir conteúdo para muitos canais e interagir em grupos de mensagem, pode gerar a sensação de que o cérebro está sobrecarregado. Para evitar que essa sobrecarga de informações cause dores de cabeça, procure tirar pelo menos duas horas por dia e fique completamente off-line. Leia um livro, experimente fazer uma receita gostosa ou ouvir música para relaxar.

4 – Emoções à flor da pele

As emoções têm um papel muito importante no bom funcionamento do organismo. Quando estamos tristes, ansiosos ou enraivecidos, ficamos mais propensos a ter reações físicas como dor de cabeça, dor de estômago, dor de barriga, tremedeira, e por aí vai. Uma forma de prevenir que o desequilíbrio emocional afete o seu organismo é meditar. Apenas 15 minutos de concentração plena são suficientes para acalmar os nervos e reequilibrar as emoções.

5 – Barulho

Quem vive em grandes cidades já está acostumado com tumulto e constante barulho de carros, motos, ônibus, pessoas, música e outros tipos de agito. O organismo, porém, não se desenvolveu para viver em meio ao barulho 100% do tempo, e isso pode causar danos físicos como a dor de cabeça, que é apenas um sintoma desses danos. Para precaver que a dor de cabeça causada pelo barulho apareça, a meditação também é indicada, porém por um período maior – de 30 minutos.

Para tratamento da dor de cabeça podem ser utilizados analgésicos, porém se você sofre com constantes dores de cabeça, o ideal é procurar um médico neurologista e investigar as causas por trás disso.

Veja também: