PROF. SAÚDE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
LOGIN
Usuário
Senha

Evite os excessos nas festas de fim de ano

Mal-estar, dor de cabeça, distúrbios estomacais e intestinais e até coma alcoólico são transtornos que podem acontecer pelos excessos em festas de fim de ano.

Mas é possível se divertir e aproveitar os eventos de maneira consciente, sem prejudicar a saúde.

Aproveite com responsabilidade

Último mês do ano é sinônimo de comemoração. Comidas, bebidas, pouco sono e muita diversão. Mas algumas vezes acabamos excedendo e a saúde fica comprometida.

Mas vamos com calma: respeite o seu corpo e evite excessos.

Na alimentação

É difícil resistir. No entanto, você não precisa comer tudo em grandes quantidades. Dê preferência para as carnes brancas, assadas e grelhadas, elas são de mais fácil digestão e com um menor teor de gordura.

Lembre-se de incluir verduras e frutas em sua alimentação mesmo nessas datas, elas vão ajudar o seu organismo a se manter equilibrado.

Além disso, cuidado com as sobras das refeições que são utilizadas no dia seguinte. Certifique-se de que todos os alimentos foram bem armazenados e que estejam em boas condições para consumo.

Nas bebidas

Uma cerveja aqui, um destilado ali, um espumante só para brindar e uma bela ressaca no dia seguinte. Além de sobrecarregar o fígado e render aquela ressaca, o excesso de bebida é responsável pela maioria das brigas e dos acidentes de trânsito nessa época do ano.

Evite misturar bebidas e beba muita água. Intercale um copo de água com um de bebida, assim você se manterá hidratado.

No sono

Todas as comemorações fazem com que deixemos o sono de lado. Mas é preciso tentar manter um pouco da rotina, pois seu corpo necessita de repouso para se recuperar.

Podemos encontrar um equilíbrio entre diversão e saúde, aproveitando tudo o que as festas de fim de ano têm para oferecer, sem exageros. A preocupação com sua saúde deve ser diária e fazer parte dos hábitos de seu dia a dia.

Veja também: