PROFISSIONAIS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
LOGIN
Usuário
Senha

Os benefícios da vitamina D, a vitamina do SOL

A vitamina D é chamada de “vitamina do sol” porque é produzida em sua pele em resposta à luz solar. É uma vitamina lipossolúvel em uma família de compostos que inclui vitaminas D1, D2 e D3.

A forma mais eficiente de se adquirir vitamina D é pela exposição ao sol, absorvendo a sua luz, quando os raios ultravioletas B (UVB) ativam a sua produção.

Seu corpo estará produzindo vitamina D naturalmente quando estiver diretamente exposto à luz solar, mas atualmente a população temendo contrair alguma doença na pele não se expõe mais ao sol e mesmo aquelas que se expõe ao Sol, ainda usam protetor solar que acaba inibindo quase totalmente a absorção da vitamina.

Ela também pode ser obtida por intermédio de certos alimentos e suplementos para garantir níveis adequados de vitamina no seu organismo.

A vitamina D tem vários benefícios importantes. A mais importante delas é regular a absorção e a fixação de cálcio e fósforo, facilitando a função normal do sistema imunológico.

Obter uma quantidade suficiente de vitamina D é importante para o crescimento normal e desenvolvimento de ossos e dentes, além de melhorar a resistência contra certas doenças.

Se o seu corpo não recebe vitamina D suficiente, corre o risco de desenvolver anormalidades ósseas, como por exemplo, a osteoporose.

Pontos positivos da vitamina D no seu organismo:

  • Prevenção de doenças

A vitamina D ajuda na prevenção do diabetes e de certos tipos de câncer, como os de próstata, mama e melanoma.

  • Reduz a depressão

Pesquisas demonstraram que a vitamina D pode desempenhar um papel importante na regulação do humor e evitar a depressão. Em um estudo, cientistas descobriram que pessoas com depressão que receberam suplementos de vitamina D melhoraram, consideravelmente, os sintomas que acarretam a doença junto a outros tratamentos.

  • Fortalecimento

A vitamina D quando absorvida pelo corpo favorece a absorção do cálcio no intestino, sendo importante para fortalecimento dos ossos e dentes.              

Sendo assim, para evitar a necessidade de suplementação da vitamina D, inclua em sua rotina o hábito de tomar SOL por cerca de 20 minutos diários. Sua saúde agradece!

Veja também: