PROFISSIONAIS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
LOGIN
Usuário
Senha

Como tratar a acne?

Acne é o conjunto de lesões formado por cravos e espinhas, que surge devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos polisseáceos.

O aparecimento da acne é mais comum no período da adolescência, mas 56% dos brasileiros são afetados por ela na fase adulta, de acordo com dados da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

Vamos falar sobre o tratamento e cuidados básicos do dia a dia, para você prevenir e garantir a eficiência no combate à acne.

Tratamento para acne

Existem diversas causas para o surgimento da acne, entre elas: hormonal, estresse e genética.

O tratamento deverá ser realizado por um médico e vai depender de alguns fatores importantes, comoa causa, o grau da acne e o tipo de pele do paciente.

A partir disso, o tratamento pode ser apenas no local, utilizando produtos específicos para pele acneica, como loção, ácidos, sabonete, hidratante, esfoliante e secativo. Se o quadro não evolui e o paciente não percebe os resultados, o tratamento por via oral pode ser associado com antibióticos e anticoncepcionais. 

Além disso, serão necessários cuidados especiais com o corpo e a área afetada para evitar a recidiva.

Cuidados com o corpo para evitar a acne

Antes, durante e até depois do tratamento realizado pelo dermatologista, será necessário estabelecerrotinas de cuidados com a sua pele. Confira algumas dicas:

– Lave a área afetada, no máximo, duas vezes ao dia

Use sabonetes específicos para pele acneica e lave o rosto pela manhã e à noite. Mas com cuidado, pois a lavagem excessiva pode causar efeito contrário e aumentar a oleosidade na pele.

– Use protetor solar

Para evitar manchas, sempre use protetor solar, reaplicando pelo menos duas vezes ao dia. Evite a exposição exagerada ao sol e, mesmo que por pouco tempo, tenha um chapéu por garantia. 

Faça uso do protetor solar também em ambientes fechados. Isso porque somos expostos às luzes do computador, celular e luminárias, que também prejudicam o tratamento.

– Evite tocar na área afetada

Nossas mãos carregam bactérias que podem aumentar a inflamação. Além disso, nunca esprema as espinhas. Isso pode marcar a sua pele para sempre.

– Cuidados com o cabelo

O couro cabeludo libera óleos naturais para manter a hidratação dos fios. Por isso, mantenha uma rotina de cuidados adequada para o seu tipo de cabelo e não deixe que a oleosidade excessiva dos fios prejudique o seu tratamento. Além disso, trocar a fronha com frequência evita que a oleosidade do cabelo passe para o rosto.

Portanto, o acompanhamento de especialistas da área é fundamental no tratamento eficaz da acne. Procure um dermatologista, para combater, e um esteticista, para ajudar na manutenção e garantir a prevenção de cravos e espinhas.

Veja também: