PROFISSIONAIS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
LOGIN
Usuário
Senha

O que a vitamina C pode fazer pela sua saúde?

A vitamina C (ácido ascórbico) é uma vitamina que se dissolve em água. Não podemos armazená-la no corpo, o que significa que precisamos dela em nossa dieta todos os dias.

A vitamina C ajuda a proteger as células e a mantê-las saudáveis. Ela também está envolvida na produção de colágeno, que mantém os tecidos saudáveis, importantes para o suporte e estrutura de tecidos e órgãos, incluindo a pele, ossos e vasos sanguíneos.

A vitamina C ajuda na cicatrização de feridas, e o seu consumo aumenta a quantidade de ferro que podemos absorver de fontes vegetais, como couve, brócolis e brotos.

A vitamina C é um dos muitos antioxidantes que podem proteger contra danos causados ​​por moléculas nocivas chamadas radicais livres, bem como produtos químicos tóxicos e poluentes como a fumaça do cigarro. Pesquisas sugerem que os radicais livres podem se acumular e contribuir para o desenvolvimento de condições de saúde como câncer, doenças cardíacas e artrite.

E se você não “receber” vitamina C suficiente?

As pessoas que não ingerem quantidade suficiente de vitamina C em suas dietas correm o risco de ter escorbuto, embora seja muito raro no mundo desenvolvido de hoje.

Sinais de que você não está recebendo bastante vitamina C incluem sangramento nas gengivas, sensação de letargia, dor óssea e dor nas articulações, feridas que não se curam ou se abrem depois que elas parecem ter cicatrizado.

Se você tiver uma dieta balanceada, é improvável que você tenha uma deficiência de vitamina C. Muitas empresas de alimentos fortalecem seus produtos, incluindo pão, cereais e leite de soja, com vitaminas incluindo a própria vitamina C. As pessoas que não comem frutas ou legumes, apenas alimentos processados, podem ter essa deficiência.

Quanta vitamina C é suficiente?

A ingestão diária de vitamina C recomendada para adultos é de 40 miligramas.

Os fumantes precisam de mais vitamina C do que a média das pessoas, porque grande parte ingerida é eliminada pela nicotina. As pessoas que foram submetidas à cirurgia também se beneficiam de vitamina C no processo da cicatrização. 

É possível ter muita vitamina C?

Se você toma uma dose alta de vitamina C, seu corpo apenas excreta na urina, pois ele é bastante inteligente em decidir quanto de algo você precisa.

No entanto, grandes doses de vitamina C podem causar diarreia, dor de estômago e flatulência. Um estudo também encontrou uma ligação entre tomar suplementos de vitamina C – que normalmente contém 1 grama de vitamina C – e a formação de “pedras” nos rins.

Um estudo sueco descobriu que homens que tomam suplementos de vitamina C são duas vezes mais propensos a desenvolver pedras nos rins do que os homens que não tomam suplementos alimentares.

Os homens que tomam multivitamínicos não parecem aumentar o risco de desenvolver cálculos renais, nem os homens que absorvem a dose de vitamina C ao comerem frutas e verduras. Não se sabe se esses resultados se aplicam às mulheres.

Veja também: