PROFISSIONAIS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
LOGIN
Usuário
Senha

5 dicas para controlar uma crise de ansiedade

Seja diante de uma situação difícil a espera de algum resultado ou alguma situação importante, nossa mente passa a imaginar resultados catastróficos, e então surge a ansiedade.

Tremores, mãos suadas, boca seca, tonturas, desconforto abdominal, falta de ar, coração acelerado: sintomas físicos desencadeados por uma crise de ansiedade.

Para quem sofre de ansiedade, as crises atrapalham no dia a dia. Mas algumas dicas podem ajudar no controle delas.

Dicas para controlar as crises de ansiedade

Durante a crise de ansiedade é natural ficar desorientado. É uma sensação um tanto quanto delicada e que, naquele momento, parece não ter saída. Mas podemos contornar a crise com mais facilidade se tivermos em mente algumas dicas:

1-Exercícios de respiração

Os exercícios de respiração ajudam a recuperar o controle durante uma crise de ansiedade. Respirar profunda e lentamente ajuda a fazer com que os batimentos cardíacos voltem ao normal.

Isso porque durante a crise, o corpo entra em um estado que é conhecido como “luta ou fuga”, por isso o coração acelera e falta o ar.

2-O aqui e agora

Use os seus sentidos para se firmar no lugar em que você está: liste 5 coisas que você pode ver, 4 que pode tocar, 3 que pode ouvir, 2 que pode cheirar e 1 que pode sentir o gosto. Dessa maneira, você entra em contato com a sua realidade e sai do universo que desencadeou a crise de ansiedade.

3-Divida

Exteriorizar, verbalizar, dividir com alguém em quem confiamos o que nos aflige, faz com que consigamos raciocinar melhor, lidar com um pouco mais de facilidade e melhorar a linha de raciocínio.

4-Anote

Tenha um pequeno caderno para anotar o que desencadeia suas crises de ansiedade. Assim que os pensamentos surgirem, anote uma palavra ou frase que identifique o que está passando no momento, não escreva muita coisa, para não tornar a crise de ansiedade ainda maior.

Depois, com calma, você analisa se aquele problema é realmente importante e o que você pode fazer para resolvê-lo.

5-Encare

Se existe um motivo específico para as suas crises de ansiedade, tente encará-lo. Por exemplo, se o seu coração fica disparado só de pensar em falar em público, tente encarar essa situação. Tente falar para um grupo de pessoas, por exemplo, e depois avalie se foi tão ruim quanto a sua mente imaginou que seria.

Ansiedade é um problema sério que precisa de tratamento. Procure um médico, ele irá te orientar sobre o seu caso e encontrar os procedimentos adequados.

Veja também: