LOGIN
Usuário
Senha

A importância da mamografia

Uma mamografia é usada para detectar e diagnosticar sinais precoces de câncer de mama, produzindo imagens do tecido mamário que mostrarão qualquer atividade anormal. O exame pode mostrar alterações na mama até dois anos antes de um médico ou paciente poder senti-las.

A mamografia é um exame de raio-X em que a mama é colocada entre duas placas, para que o médico possa ter uma perfeita visualização.

Geralmente são realizadas duas chapas de cada mama. O exame vai detectar se há alguma alteração no tecido da mama, mesmo que muito pequeno.

Além da mamografia, os ginecologistas também recomendam uma ultrassonografia de mama. Um ultrassom da mama é um procedimento seguro e indolor que produz imagens dos seios, usando ondas sonoras. Realizar esse procedimento, além de sua mamografia convencional, permite que o seu médico avalie o fluxo sanguíneo ou a falta de fluxo em qualquer massa mamária. Em alguns casos, isso pode fornecer informações vitais no diagnóstico.

Existe um novo método para rastrear o câncer de mama, a tomossíntese mamária, também conhecida como mamografia 3D. Esse tipo de mamografia olha mais profundamente no tecido mamário, camada por camada, obtendo uma imagem mais detalhada e eficiente de cada mama.

Com a mamografia 3D, os médicos estão experimentando atualmente um aumento na detecção do câncer de mama de 38%, e reduziram as taxas de retorno de pacientes de 20 a 30%.

Atualmente, realiza-se a tomossíntese em adição à mamografia convencional, e não como substituta. Nas pacientes de alto risco, contudo, o novo exame não substitui a ressonância magnética quando houver indicação desta.

O diagnóstico precoce é a chave para salvar vidas e a nossa saúde está em nossas próprias mãos.

Como podemos ver, existem diferentes maneiras de detectar o câncer de mama no início. E a primeira delas é a cada mês fazer um autoexame, sentindo os seios com as pontas dos dedos em busca de caroços ou algo anormal. Um bom momento para fazer isso é durante o banho.

Uma em cada oito mulheres será diagnosticada com câncer de mama em sua vida, portanto precisamos fazer tudo que está em nosso alcance, para ajudar a diminuir esse número.

As mulheres devem se unir e incentivar umas às outras para realização desse procedimento. Cuide de sua saúde, não deixe de visitar o seu médico, e faça os exames de rotina todos os anos.

Veja também: