PROFISSIONAIS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
LOGIN
Usuário
Senha

As principais causas da Osteoartrite

A Osteoartrite, doença crônica caracterizada pelo desgaste da cartilagem nas articulações e alterações ósseas na área acometida, pode ter ou não uma causa conhecida. A literatura médica até faz uma divisão da Osteoartrite, no quesito causa: primária (sem causa conhecida) e secundária (causa conhecida).

Diferente do que muitos pensam, a Osteoartrite não é uma doença causada só pelo

envelhecimento. No exame clínico e a partir das queixas do paciente, o médico vai avaliar inicialmente se há um quadro de obesidade, assim como outras doenças ligadas ao metabolismo. Isso aumenta a probabilidade à Osteoartrite.

Confira a seguir as causas e os fatores que aumentam o risco de uma pessoa ter Osteoartrite:

1. Lesão nos tecidos das articulações

Algumas atividades diárias com esforço físico podem lesionar as articulações. Ou seja, trabalhadores que carregam muito peso, sobem e descem escadas, e atletas de esportes que sobrecarregam determinadas juntas podem ter Osteoartrite ainda jovens.

2. Alterações nas articulações

Um dos principais defeitos é o desalinhamento dos joelhos (valgo, quando os joelhos têm desvio para dentro; e varo, com desvio para fora).

3. Alterações do metabolismo

Por exemplo, diabetes, obesidade e aumento de peso, entre outros. Vale ressaltar que a obesidade não causa a Osteoartrite, mas é um forte fator associado. Ou seja, obesos têm maior risco de contrair a doença, assim como ter um grau mais severo de Osteoartrite.

4. Sedentarismo

A falta de exercícios, ou seja, o sedentarismo, é considerada um fator de maior risco para o surgimento da doença, além de contribuir para a piora do quadro de Osteoartrite já instalada.

5. Fatores hereditários

A hereditariedade está vinculada a alguns sintomas, como o surgimento de nódulos na junta da ponta dos dedos (chamados nódulos de Heberden) e na junta do meio dos dedos (nódulos de Bouchard).

6. Idade

O avanço da idade não causa a Osteoartrite, mas aumenta o risco de a doença se manifestar e de as dores serem mais intensas.

7. Gênero

As mulheres sofrem mais com a Osteoartrite, com maior incidência nas mãos e nos joelhos. Os homens, por sua vez, costumam ter a doença principalmente no quadril (articulação coxofemoral).

Como pode perceber, somente lesões e defeitos nas articulações são definitivamente causas para uma pessoa ter Osteoartrite. Os demais itens citados são fatores de risco para a doença se manifestar, com destaque para o natural desgaste das juntas com o passar dos anos.

Considerada a doença mais comum nas articulações, a Osteoartrite é também uma das principais que leva pessoas com mais de 60 anos ao estado de invalidez.

Ela pode ser muito dolorosa, portanto, mas nem todas as pessoas diagnosticadas com Osteoartrite têm qualquer sintoma. 

Apesar de não ter cura e se tratar de uma doença séria, ela não é fatal. E a boa notícia é que o tratamento dos sintomas, procedimentos e cuidados que forem indicados pelo médico especialista quase sempre garantem uma melhor qualidade de vida para o paciente.

É também o médico que terá a capacidade de identificar a Osteoartrite em um paciente, entre tantas outras doenças popularmente chamadas de reumatismo.

Osteoartrite x Artrite

Artrite significa inflamação em qualquer articulação do corpo. Alguns sintomas são: dor, rigidez, inchaço, calor e vermelhidão na área afetada. Existem vários tipos de Artrite, como a Reumatoide, a Traumática e a Infecciosa, além da Osteoartrite.

Na Osteoartrite, há o desgaste da cartilagem das articulações e possíveis alterações ósseas. O paciente pode sentir dor nas articulações das mãos, joelhos, quadril e coluna vertebral. Outros sintomas possíveis são: rigidez, inchaço, redução da mobilidade e alterações no formato da articulação. Há, porém, pessoas diagnosticadas com Osteoartrite sem qualquer sintoma.

A Artrite Reumatoide é uma doença crônica e autoimune, em que o sistema imunológico da pessoa produz anticorpos que atacam células sadias. No caso desta Artrite, as articulações são atingidas, provocando inflamação nas mesmas, além de degeneração da cartilagem.

Na Artrite Infecciosa, a inflamação é decorrente principalmente pela presença de bactérias, fungos ou vírus na região de alguma articulação. Já a Artrite Traumática é causada por fraturas ou outras lesões nas juntas.

Os sintomas dessas doenças podem ser muito semelhantes. Então, lembre-se: Só um médico, preferencialmente um reumatologista, pode diagnosticar com precisão qual é a doença e indicar o melhor tratamento para o paciente.

Veja também: