PROFISSIONAIS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
LOGIN
Usuário
Senha

Osteoporose e Osteomalácia, qual a diferença?

A preocupação com os ossos é algo que começa a aparecer com o passar dos anos. Mas, a Osteoporose não é a única doença que acomete os ossos, existe, também, a Osteomalácia.

Apesar de ambas afetarem os ossos, cada uma tem suas particularidades e é importante saber a diferença entre elas, para entender do que se trata e saber qual o tratamento mais adequado.

Osteoporose e Osteomalácia

Apesar de comumente confundidas, a Osteoporose e a Osteomalácia são doenças diferentes:

· Osteoporose é a diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.

· Osteomalácia é o enfraquecimento por desmineralização dos ossos.

Para entender um pouco mais sobre as diferenças entre as doenças, vamos ver os sintomas e as causas de cada uma delas.

Osteoporose

Sintomas: dificilmente a osteoporose apresenta sintomas antes de estar em um estágio mais avançado, por isso é importante fazer exames periódicos, já que a primeira manifestação evidente costuma ser uma fratura óssea.

Causas: dentre os principais fatores que favorecem o aparecimento da Osteoporose estão: a menopausa, o histórico familiar e a constituição física magra. Além disso, a baixa ingestão de cálcio,diabetes mellitus, doenças crônicas, falta de exposição ao sol, pouca atividade física e o uso contínuo de corticoides também são fatores de atenção.

Tratamento: inclui uma dieta balanceada rica em cálcio e vitamina D e suplementação quando necessária, prática regular de exercícios físicos e medicamentos quando necessário. Cabe ressaltar a necessidade de exposição ao sol e menor uso de filtros solares, por mais paradoxal que pareça. As fraturas que são ocasionadas pela Osteoporose podem ter consequências graves para os idosos, por isso é importante ter acompanhamento médico.

Osteomalácia

Sintomas: normalmente, os sintomas que mais se destacam na Osteomalácia são: dor óssea e fraqueza muscular. Quando o nível de cálcio no sangue está muito baixo, ocorre a sensação de dormência ao redor dos lábios, nos braços e nas pernas, além de espasmos musculares nas mãos e nos pés.

Causas: a deficiência de vitamina D e pouca ingestão ou absorção de cálcio estão relacionadas à Osteomalácia. A falta de exposição ao sol também é um fator que influencia, já que os raios ultravioletas ajudam a sintetizar a vitamina D. Além disso, a Osteomalácia também pode ser consequência de hepatopatias crônicas, insuficiência renal crônica, câncer, acidose sistêmica e uso prolongado de anticonvulsivantes.

Tratamento: primeiro é preciso identificar a sua causa. O tratamento pode ser feito por intermédio da suplementação de vitamina D, cálcio e/ou fósforo. A exposição ao sol por 15 minutos diários também ajuda nesse processo.

Em ambos os casos é necessário procurar um médico especialista para diagnosticar a doença e também providenciar um tratamento adequado para as especificidades de cada paciente.

Veja também: