PROFISSIONAIS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
LOGIN
Usuário
Senha

Você sabe o que é reumatismo?

Reumatismo é o nome dado a mais de 100 doenças ósseas e musculares. Dentre elas podemos citar a artrite reumatoide, a artrose, a bursite, a febre reumática, a dor nas costas, o lúpus, a fibromialgia, a gota e a tendinite.

Embora cada uma dessas doenças apresentem sintomas e afetem áreas diferentes do corpo, suas causas são bastante similares: inflamações ósseas, de tendões, nervos ou ligamentos. Essas inflamações causam dores e dificultam a movimentação da área afetada.

Apenas pessoas idosas podem ter reumatismo?

As doenças reumáticas são consideradas assim por terem origens não traumáticas, isto é, não surgem necessariamente após um episódio de lesão, como uma fratura, por exemplo, mas com o desgaste natural dos sistemas ósseo e muscular.

Por isso o reumatismo é comumente associado à terceira idade. O desgaste natural dos tecidos e articulações abre caminho para que doenças como a artrite reumatoide e a fibromialgia surjam.

Doenças reumáticas podem ser causadas por traumas?

Embora seja mais comum as doenças reumáticas surgirem com o desgaste natural dos tecidos e das articulações, os traumas e as lesões podem sim interferir e antecipar essas condições.

Atletas de alto rendimento, por exemplo, estão mais propensos a desenvolver doenças relacionadas à prática de atividade esportiva, como lesões nos joelhos, ombros e tornozelos.

Bem como as pessoas que trabalham no computador por longos períodos ou professores, principalmente os que escrevem na lousa, podem desenvolver a tendinite.

Quais são os principais sintomas do reumatismo?

Dores e rigidez nas articulações são sinais alarmantes da existência de quadros reumáticos, mas outros sintomas não tão aparentes são: vermelhidão na área afetada, inchaço, dificuldade em realizar movimentos, perda de força ou de coordenação motora repentina.

Existe um tratamento único para o reumatismo?

Como o reumatismo abrange várias doenças, é importante que um médico avalie os casos individualmente e, dessa forma, prescreva o medicamento mais adequado para o caso.

A fisioterapia e a prática de esportes de fortalecimento, como a hidroginástica e o pilates, por exemplo, também costumam auxiliar o tratamento. Portanto, é imprescindível que haja acompanhamento médico e comprometimento com o tratamento para que as dores cessem.

Veja também: