Menu

24 de Maio – Dia Mundial da Pessoa com Esquizofrenia Compreender o outro é o melhor remédio.

Esquizofrenia. Qual o primeiro pensamento depois de ouvir essa palavra? Delírio, falta de clareza ou uma violência exacerbada? Talvez todas as respostas anteriores se encaixem em quem sofre de um distúrbio capaz de alterar completamente a forma de ver o mundo. 

Um fato interessante que merece não somente atenção, mas a compreensão de quem desconhece o assunto é que dependendo do grau de esquizofrenia, a pessoa não tem a real percepção da doença, passando a acreditar em tudo que está na sua frente.   

Os primeiros sinais da esquizofrenia ocorrem entre a adolescência e a fase adulta, quando há uma mudança significativa nos valores adquiridos, o que é certo e o que é errado, passando o indivíduo a tomar decisões equivocadas que geram um possível isolamento do convívio social. 

Diagnóstico e Tratamento

Ainda que não exista um exame laboratorial que identifique o transtorno, diversos pesquisadores brasileiros já desenvolveram estudos capazes de diferenciar a esquizofrenia da bipolaridade por meio de alterações bioquímicas e moleculares, um verdadeiro avanço na ciência neurológica.  

Enquanto tal projeto estiver na fase inicial de testes, o diagnóstico da doença até o presente momento dependerá da análise clínica e comportamental realizada por meio de consultas psiquiátricas com o paciente, ou seja, cabe ao especialista pelo tratamento mental entender o grau da doença e receitar medicamentos que evitem problemas mais graves. 

Oferecer suporte psicossocial tanto para o paciente como para seus familiares, também é uma ótima alternativa indicada pelos profissionais, já que o apoio de pessoas conhecidas tem se mostrado fundamental para enfrentar mudanças, o que melhora e muito as chances de recuperação. 

Referências: 

https://italo.com.br/blog/saude/24-de-maio-dia-internacional-da-esquizofrenia/

https://jornalsudoestepaulista.com.br/2020/05/24/hoje-e-o-dia-mundial-da-pessoa-com-esquizofrenia/

Confira todos os CONTEÚDOS
Voltar ao topo