Menu

Transtorno Bipolar: uma montanha-russa de emoções.

O transtorno bipolar ou transtorno afetivo, como também é conhecido, nada mais é que um distúrbio causador de mudanças drásticas de humor que se manifestam visivelmente em quadros de depressão alternados por eventos de obsessão, ou seja, uma hora o paciente oscila em momentos de total alegria, na outra, é acometido por alucinações diversas, sendo influenciado quase que diariamente pela realidade que o cerca.  

Problemas financeiros, angústias pessoais, derrotas no trabalho certamente servem como estímulos para que o transtorno bipolar aflore na vida de uma pessoa, porém, da mesma forma existe o fator hereditário como responsável pelo surgimento da disfunção, atingindo cerca de 70% dos familiares em primeiro grau.

Quais são os sintomas do Transtorno Bipolar?

Os principais sinais de surgimento desse distúrbio são observados nos atributos mais comuns de um indivíduo, sendo divididos em euforia (mania) e tristeza (depressão). A seguir, separamos alguns indícios desses casos:

Transtorno Bipolar na Fase Mania:

– irritação excessiva

– autoestima elevada

– falta de atenção nos objetivos

– ideias desconexas

– delírios e alucinações

– problemas com dinheiro

Transtorno Bipolar na Fase Depressiva:

– perda do sono

– redução da libido

– isolamento social

– queda de desempenho no trabalho

– descontrole emocional

– alteração de apetite

 Existe remédio para quem sofre de transtorno bipolar?

Sim, os medicamentos estabilizadores de humor auxiliam o paciente a ter um maior controle de suas emoções, diminuindo em parte os sintomas, todavia, é necessário o acompanhamento de pessoas próximas e que apoiem o uso controlado de tais substâncias. Sem isso, há uma forte tendência de o paciente imaginar que determinadas circunstâncias já estejam resolvidas, descartando o uso dos fármacos.

Caso não seja tratado de imediato com o amparo profissional, o risco de suicídio é real. 

https://www.tuasaude.com/transtorno-bipolar/

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53982-transtorno-afetivo-bipolar

Confira todos os CONTEÚDOS
Voltar ao topo