Menu

5 motivos para não deixar de fazer um Check-up

O check-up é um conjunto de exames realizados que permite avaliar o estado de saúde geral de uma pessoa e ainda identificar doenças que se desenvolvem silenciosamente ou a tendência para desenvolvê-las. Com isso, é possível iniciar tratamentos de forma precoce, melhorando a qualidade de vida e contribuindo para a longevidade do paciente. O check-up pode incluir exames laboratoriais, como os de sangue e de urina, e alguns exames funcionais e de imagem. Continue a leitura para entender mais sobre esse acompanhamento de saúde e as razões pelas quais você não deve deixar de fazê-lo periodicamente.

O que é check-up médico?

O check-up médico ou clínico é o termo usado para designar um conjunto de exames que devem ser realizados de forma periódica para acompanhar o estado geral de saúde de uma pessoa e detectar possíveis doenças de forma precoce, aumentando as chances de cura ou da necessidade de tratamentos menos agressivos.

O check-up médico inclui:

  • Avaliações clínicas;
  • Exames laboratoriais;
  • Exames de imagem.

Os exames são requisitados pelo médico com base na idade, no sexo e no histórico pessoal e familiar do paciente.

Por que realizar um check-up médico?

Porque, além de monitorar a evolução do estado de saúde do paciente ao longo dos anos, o check-up também serve como método de prevenção de doenças crônicas e potencialmente graves, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares.

Isso ocorre por meio da análise dos resultados dos exames, que podem indicar precocemente sinais de alguns tipos de tumores, taxas de glicose ou colesterol alteradas no sangue e pressão alta, por exemplo. Ao detectar esses problemas ainda no início, é possível tratá-los de forma mais eficaz e impedir que uma doença se desenvolva ou se agrave, melhorando a qualidade de vida do indivíduo. 

Quais são os exames mais comuns do check-up?

Os exames de rotina são requisitados pelo médico com base na idade, no gênero e no histórico pessoal e familiar do paciente. Isso quer dizer que, ao longo dos anos, por exemplo, eles podem variar.

No geral, os exames compõem o check-up são:

  • Exames laboratoriais – hemograma, dosagem de colesterol e frações, triglicerídeos, glicemia, hormônios da tireoide e enzimas do fígado, teste para infecções sexualmente transmissíveis (sífilis, HIV e hepatites B e C), exames de urina e fezes.
  • Exames clínicos – aferição de pressão arterial, verificação de peso e cálculo de índice de massa corpórea (IMC);
  • Exames do coração – teste ergométrico, ecocardiograma, eletrocardiograma;
  • Exames de imagem – mamografia para as mulheres a partir dos 50 anos ou de acordo com recomendação médica, ultrassonografia de abdômen, doppler de artérias;
  • Papanicolau – para mulheres a partir dos 25 anos ou de acordo com recomendação médica;
  • Exame de próstata – para homens a partir dos 50 anos ou de acordo com recomendação médica.


Razões pelas quais você não deve deixar de fazer um check-up

  1. Detecção precoce de doenças

Ao realizar o check-up médico de forma periódica, é possível detectar problemas graves de saúde de forma precoce. Com isso, é possível não apenas oferecer tratamentos menos agressivos e eficazes como ainda evitar que a doença se agrave, melhorando o prognóstico e a qualidade de vida do paciente.

  • Mudar hábitos antes que seja tarde demais

O check-up pode detectar também tendências de que algo pode se tornar um problema dentro de alguns anos. Uma pessoa com alteração leve de pressão arterial, por exemplo, pode ter mais risco de desenvolver hipertensão arterial. Com base nessa informação, é possível mudar hábitos de vida para evitar que isso ocorra.

  • Check-ups também podem motivar o cuidado com a saúde mental

Altos níveis de estresse podem resultar em doenças e transtornos que se manifestam de forma física e psicológica. Os exames de rotina podem ajudar o médico a detectar esse tipo de problema e discutir alternativas para gerenciar estresse e ansiedade, como indicação para terapia, por exemplo, melhorando a qualidade de vida do paciente.

  • Check-ups aumentam a consciência sobre a própria saúde

A maioria das pessoas busca ajuda médica apenas quando existe algum problema de saúde, o que aumenta o risco para agravamento de doenças que poderiam ser tratadas de forma simples. Ao checar a saúde de forma rotineira, é possível conhecer mais sobre o próprio corpo, suas particularidades e como ele reage a determinados estilos de vida, tornando possível tomar decisões de forma consciente para viver mais e com mais saúde. 

  • Realizar check-ups reduz gastos financeiros com a saúde

Como dissemos, os exames de rotina tem como principal função a prevenção de doenças, detectando qualquer problema ou tendência a doenças de forma precoce. Com isso, é possível reduzir a gravidade de doenças ou até impedir que elas se desenvolvam. O impacto nas finanças é positivo, pois diminui custos com medicamentos, outros exames e consultas que não sejam oferecidos pelo SUS ou cobertos pelo plano de saúde, por exemplo. Outro ponto importante é que ficar doente impede que a pessoa frequente a escola ou o trabalho, o que também tem um custo (principalmente emocional) envolvido.

Conteúdos relacionados

Referências

Confira todos os CONTEÚDOS
Voltar ao topo