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Pessoas com TDAH podem ser agressivas?

Pessoas com transtorno  déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) não são naturalmente mais agressivas, mas enfrentam condições biológicas que podem  levá-las a comportamentos agressivos.

A baixa tolerância à frustração, falta de foco e baixa capacidade de automotivação podem fazer com que ela responda a esses sentimentos de maneira impulsiva, impaciente e irritadiça. Esses episódios, no entanto, são passageiros e não são direcionados a uma pessoa em específico.

Pessoas com TDAH são mais agressivas?

Não é possível afirmar que pessoas com TDAH são agressivas. Acontece é que elas podem ter dificuldade no gerenciamento das emoções, especialmente da frustração. Assim, em situações frustrantes ou irritantes, podem responder de maneira agressiva. Isso pode acontecer com mais frequência entre aqueles que manifestam o tipo hiperativo-impulsivo.

No entanto, é preciso tomar cuidado com o uso da palavra agressão para não estigmatizar quem tem TDAH, pois não há garantia de que ela apresentará comportamentos agressivos. Assim como todo mundo com TDAH não manifesta apenas a condição do tipo hiperativo-impulsivo, nem todo mundo que é hiperativo-impulsivo também é agressivo.

Há casos em que o comportamento predominante é o oposto da agressão: algumas pessoas podem ter dificuldade em se defender, ser tímidos ou ter dificuldades em lidar com as pessoas. .

Por que pessoas com TDAH podem ser mais agressivas?

Existem duas razões principais que podem desencadear comportamentos agressivos em pessoas com TDAH.

  • Dificuldade de controle emocional

Há um grupo de pessoas com TDAH que têm mais dificuldade em conter comportamentos impulsivos e emoções mais fortes. Elas sentem os mesmos sentimentos que todos, mas essas emoções são vividas com mais intensidade.

Dessa forma, uma pessoa com TDAH pode ficar irritada e, ao invés de pedir ajuda, pode chorar, lamentar ou jogar algo para transmitir frustração. Isso pode acontecer especialmente com crianças hiperativas-impulsivas com TDAH, pois elas estão mais inclinadas a agir de forma imediata e com um grau de intensidade quando o desejo ocorre.

Além disso, existem agravantes que podem engatilhar esses momentos de agressividade: uma criança com TDAH tem tendência ao esquecimento e à falta de motivação. No dia a dia, isso pode levar ao não cumprimento de tarefas, que por sua vez leva à frustração e ao sentimento de culpa.

Entre os adultos com TDAH, é mais frequente a agressão verbal que a física. Casos de agressividade também são menos frequentes nesse grupo, porque eles tendem a ser menos impulsivos que as crianças.

  • Combinação de TDAH com outros transtornos

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade geralmente ocorre em conjunto com outros distúrbios. Muitas crianças com TDAH apresentam também problemas de comportamento ou conduta, transtornos de aprendizagem, ansiedade ou depressão. Um estudo encontrou alterações de posições no genoma que aumentam o risco de desenvolver TDAH com transtorno de comportamento disruptivo, que são transtornos psiquiátricos infantis caracterizados por comportamentos antissociais e agressivos.

Quais transtornos de comportamento podem estar associados ao TDAH?

Os transtornos de comportamento disruptivo podem estar associados ao TDAH e eles se dividem em duas condições: o transtorno opositivo desafiador e o transtorno de conduta.

Transtorno de conduta – pode ocorrer em 25% das crianças e 45% dos adolescentes com TDAH. É mais comum em meninos do que em meninas, e sua prevalência aumenta com a idade. Crianças com transtorno de conduta são mais propensas a se machucar e a ter dificuldades em se relacionar com os colegas. Ele é diagnosticado quando há um comportamento consistentemente agressivo e violações de regras e normas sociais em casa e na escola. Na prática, uma criança com transtorno de conduta pode apresentar comportamentos como:

  • Fugir de casa;
  • Ficar fora de casa à noite ou quando não é permitido;
  • Faltar à escola;
  • Ser agressivo de uma forma que cause danos, através de bullying, brigas ou crueldade com animais;
  • Mentir;
  • Roubar ou danificar objetos de outras pessoas de propósito.

Transtorno opositivo desafiador – geralmente começa antes dos 8 anos de idade, mas também pode ocorrer em adolescentes. As crianças com esse transtorno podem ser mais propensas a agir de forma desafiadora em torno de pessoas que conhecem bem, como membros da família ou um profissional de saúde regular. Na prática, uma criança com transtorno opositivo desafiador pode apresentar comportamentos como:

  • Perder constantemente a paciência;
  • Discutir com adultos ou recusar-se a cumprir as regras;
  • Ficar ressentido ou querer machucar alguém que sente que a machucou;
  • Incomodar deliberadamente os outros;
  • Culpar outras pessoas por seus próprios erros ou mau comportamento.

Como reconhecer esses transtornos de comportamento em uma criança com TDAH?

Não há uma linha clara entre os desafios normais do TDAH e a combinação de outros transtornos comportamentais. Dessa forma, cabe aos pais decidir quando buscar ajuda. Se você está lutando diariamente com comportamentos agressivos do seu filho de forma que prejudica as interações em casa ou na escola, então atende os critérios para buscar auxílio profissional.

Como os pais e responsáveis podem ajudar crianças e adolescentes com TDAH a lidar com a agressividade?

A percepção e compreensão dos pais e responsáveis sobre o TDAH são importantes. Entender o transtorno ajuda a compreender os motivos por trás das ações agressivas e impulsivas da criança, que é o caminho certo para lidar com a situação. Dessa forma, ao invés de tomarem as atitudes como propositais e se irritarem, os pais podem auxiliar a criança a gerenciar suas emoções.

Na prática, é importante que os pais e responsáveis:

  • Estejam dispostos a sentar e conversar com as crianças para descobrir uma maneira de lidar com a situação;
  • Ajam como modelo, demonstrando controle sobre seus próprios impulsos;
  • Sejam mais conscientes de situações ou gatilhos que possam levar uma criança a agir de forma agressiva;
  • Promovam um ambiente de compreensão e aceitação, para que a criança não se sinta constantemente criticada.

As crianças com TDAH que encontram um ambiente saudável de crescimento, cercado de pessoas queridas, podem obter um senso de valor que ajuda a reduzir frustrações e quaisquer tendências agressivas relacionadas.

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